A molecada de São Jorge do Patrocínio que gosta de andar com moto barulhenta, perturbar o sossego, cometer infrações de trânsito e causar perigo ao cidadão de bem, não teve um fim de semana bom. É que a Polícia Militar correu atrás da turma do “rolezinho” e não deixou por menos. Às 15h20 deste domingo, 26, uma moto foi retirada de circulação. E advinha: conduzida por um menor de idade.
Consta no boletim que, ao patrulharem a área central, os policiais visualizaram um grupo de motoqueiros, andando lado a lado em atitude suspeita. De imediato os colegas do “rolezinho” fugiram, mas a polícia enquadrou um deles. Um adolescente de 16 anos, obviamente sem habilitação.
A PM constatou que a moto do menor possui o escapamento alterado – para deixar mais barulhenta. A placa também está danificada. A CG foi recolhida ao pátio do Destacamento da PM. E o menor entregue ao responsável legal.
O que diz o CTB sobre moto barulhenta
Além de prejudicarem o meio ambiente, porque liberam mais poluentes do que o normal, motos com escape adulterado produzem barulho excessivo. É perturbação de sossego. A prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro. O artigo 230, inciso XI do CTB tipifica a infração de “conduzir o veículo com descarga livre ou com silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”. A infração é considerada grave, resulta em multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e na retenção do veículo para regularização.
Em Altônia outra moto apreendida
Na vizinha Altônia, pouco mais cedo, às 13 horas, a Polícia Militar prestou apoio à Guarda Municipal, onde um motoqueiro desobedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade pelo centro da cidade.
Consta no relatório das equipes policiais que o fujão desrespeitou diversas sinalizações de trânsito, trafegou pela contramão e colocou em risco a própria vida e a de terceiros.
As viaturas da PM e da GM realizaram acompanhamento tático. Minutos depois, a moto foi localizada numa residência. Os policiais identificaram o condutor, um rapaz de 19 anos. A moto foi recolhida ao pátio da PM.
Em consulta ao Detran, os policiais descobriram que a moto possui R$ 10 mil em débitos, incluindo várias multas. As novas notificações foram feitas e o caso encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.






