Não pairam dúvidas que a ampla maioria do eleitor de Umuarama é conservadora e de direita. Os números das eleições de 2022 provam de forma cristalina. Bolsonaro fez 71,66% dos votos e Lula 28,34%. No segundo turno, o melhor presidente que o Brasil já teve fez 45.768 votos e Lula apenas 18.102. O eleitor umuaramense assegura que a esquerda não tem vez por aqui.
Analisando os números de 2022 e 2024, onde o Partido Liberal apresenta expressivo crescimento, as Executivas Nacional e Estadual do PL tornam público que deverão lançar em Umuarama candidaturas a deputado federal e a estadual. Os nomes serão colocados para avaliação da população em breve.
O PL de Umuarama segue orientação da Executiva Nacional e já adianta que apoia na totalidade Flávio Bolsonaro para presidente do Brasil. Como é conhecimento de todos, o senador do PL do Rio de Janeiro, o “zero um”, foi escolhido pelo pai Jair Messias Bolsonaro para ser o candidato da direita à presidência da República ano que vem.
As Executivas do PL consideram que a probabilidade de eleger representantes em Umuarama ano que vem é muito grande. Ano passado, o 22 elegeu 523 prefeitos por todo o Brasil. Nas próximas eleições o PL acredita que fará uma bancada ainda maior na Câmara em Federal e na Assembleia Legislativa do Paraná.
O eleitorado reconhece o bom governo do presidente Bolsonaro – foi o melhor presidente que o Brasil já teve. E Umuarama e região têm viés conservador e de direita. É uma importante projeção para 2026. Por isso, o Partido Liberal vê uma possibilidade muito grande de Umuarama voltar a ter um deputado federal e um estadual, que sejam, acima de tudo, comprometidos com as bandeiras da direita, sendo uma das principais a liberdade de expressão e de pensamento.
PL tem a maior bancada na Câmara
Em 2022 o PL elegeu 99 deputados federais, a maior bancada da Câmara. O Paraná elegeu três: Filipe Barros (249.507 votos), Fernando Lúcio Giacobo (152.342 votos) e Nelsi Coguetto Maria Vermelho (70.790 votos). O primeiro suplente é o pastor Itamar Paim, de São José dos Pinhais, que somou 47.052 votos. Hoje Vermelho está no PP – com a turma do centrão.
Deputado estadual
De mais a mais, as Executivas vão saber lidar com as disputas locais e entendem que é momento de construir candidaturas sólidas. Para se ter uma ideia da possibilidade de eleição de um Bolsonarista de Umuarama ano que vem, o PL colocou na Assembleia Legislativa cinco deputados estaduais em 22: Marcel Micheletto (73.655 votos); Ricardo Arruda (68.731 votos); Delegado Jacovós (57.587 votos); Gilson de Souza (54.974 votos) e Gilberto Ribeiro (51.749 votos).
Ano passado Micheletto se elegeu prefeito de Assis Chateaubriand e deixou a cadeira para Jairo Tamura, de Londrina, que fez 29.002 votos. Hoje, o primeiro suplente é Romulo Quintino, de Cascavel, que conquistou 26.699 votos. E a segunda suplência está com uma mulher: a curitibana Carlise Kwiatkowski, que somou 16.611 votos. Carlise é presidente do PL Mulher do Paraná. Importante frisar que Umuarama tem 82.969 eleitores, quantidade mais do que suficiente para eleger deputados.
Deus, Pátria, Família e Liberdade
Nas eleições do ano que vem o PL vai levantar novamente as bandeiras do conservadorismo, da liberdade de expressão, da liberdade econômica e da ordem. No que depender das Executivas Nacional, Estadual e Municipal do PL, a frase do eterno presidente Bolsonaro, “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, será mais uma vez propagada pelos quatro cantos da grande Umuarama. Bolsonaro foi o único presidente do Brasil a baixar impostos.
Bolsonaro preso político!
Com toda a certeza, Jair Messias Bolsonaro é o maior líder da direita na América Latina. Único presidente do Brasil que baixou impostos, Bolsonaro esteve em Umuarama dia 3 de junho de 2022. O dia está marcado na história da cidade. O presidente entregou um trecho da Estrada Boiadeira (BR-487), entre Umuarama e Icaraíma, sentido a Mato Grosso do Sul. Prometida há 20 anos, a pavimentação de 50 quilômetros foi feita por Bolsonaro através da Itaipu Binacional. O investimento foi de R$ 232,8 milhões.
A hospitalidade e a alegria marcaram a vinda de Bolsonaro à Capital da Amizade. E não podemos esquecer, é claro, da grande motociata com cerca de 1.000 motos que parou as ruas de Umuarama.
Relembre parte do discurso de Bolsonaro em Umuarama: “Hoje, não mais os ladrões de dinheiro do passado, surgiu uma nova classe de ladrão: são aqueles que querem roubar a nossa liberdade…”
Hoje, infelizmente (é inadmissível) Bolsonaro é um preso político. O PL acredita que, tendo uma bancada forte em Curitiba e em Brasília, com deputados e senadores comprometidos com a Constituição, será restabelecida a normalidade entre os poderes e os verdadeiros criminosos serão colocados na cadeia.
Filie-se ao PL
E seguindo a campanha nacional, sendo um pedido especial do pré-candidato da direita a presidente do Brasil, Flávio Bolsonaro, o PL convida os patriotas a se filiarem ao partido. A mensagem é: “O Brasil precisa da sua força. Filie-se.” Clique queromefiliaraopl.com.br. Mais informações podem ser adquiridas no site do partido. Clique partidoliberal.org.br.
Matéria está nas páginas impressas do jornal de sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, edição 767.






