quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Zona Azul Digital já está valendo na região central de Umuarama

Moderno sistema de estacionamento rotativo é implantado na Capital da Amizade. Baixe o aplicativo de nome "Vago". Não se preocupe. É fácil. É prático.
21/10/2025 17:45
Atualizado há 4 meses
Não haverá cobrança para motocicletas e a cobrança para os veículos terá preço justo – a partir de R$ 1,00 por 30 minutos. Foto: José Anselmo Sabino / Secom / PMU em 20/10/2025
222
Antonio Castanha Filho
Da Redação, com Assessoria
contato@jornalcoluna.com.br

O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira (20), no baixadão da avenida Paraná, a Zona Azul Digital, sistema de gestão do estacionamento rotativo pago implantado pela Administração Municipal. Ele destacou que não haverá cobrança para motocicletas, desde que devidamente estacionadas nas vagas demarcadas, e que a cobrança para os veículos terá preço justo – a partir de R$ 1 por 30 minutos.

Scanavaca relata que o objetivo do serviço é promover a rotatividade nas vagas de estacionamento da área delimitada, na região central, a fim de que mais consumidores tenham a oportunidade de circular pelo comércio, promovendo o aumento das vendas e garantindo mais conforto à população.

 

Umuarama da modernidade

A Zona Azul Digital é um modelo moderno de gestão das vagas regulamentadas, que coloca Umuarama entre as cidades com melhor sistema em uso no país e que funciona de forma prática e descomplicada, como comenta o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), major Valdecir Capelli. “Ela disponibiliza parquímetros por toda área de abrangência, mas também acesso on-line (via QR Code) e aplicativo onde o usuário deve fazer o cadastro e autorizar o envio de mensagens”, instrui.

 

Durante 15 dias não serão registradas infrações, para que o cidadão tenha tempo de adaptação e conhecimento sobre o novo sistema. Na foto, o veículo que faz a fiscalização.

Prazo de adaptação

O sistema inteligente facilita o dia a dia do usuário. Durante 15 dias não serão registradas infrações, para que o cidadão tenha tempo de adaptação e conhecimento sobre o novo sistema. “Nesse período haverão campanhas de orientação e distribuição de materiais com instruções básicas para deixar a interação com a Zona Azul Digital ainda mais tranquila”, explica Capelli.

Entre as autoridades que participaram do lançamento da Zona Azul Digital, destaque para a empresária Carla Fransquette, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Valcir Simão, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), Luiz Caviquiolli, presidente da Câmara de Vereadores, e Milton Gaiari, presidente da Sociedade Rural de Umuarama (SRU).

 

Baixe aqui o aplicativo

O aplicativo para utilização da Zona Azul Digital é o “Vago” e pode ser baixado no endereço eletrônico https://apps.apple.com/br/app/vago/id1212328074 ou clicando AQUI. (Com informações www.umuarama.pr.gov.br)

Objetivo é promover a rotatividade nas vagas de estacionamento da área delimitada, a fim de que mais consumidores tenham a oportunidade de circular pelo comércio

 

Publicidade
Mais notícias
PL deverá lançar candidatos a deputado federal e a estadual em Umuarama
Há 2 semanas
Em Brasil, Noroeste, Paraná, Política, Região, Umuarama
Em Gaúcha, Lucena segue atrás do polpudo aumento salarial
Há 1 mês
Em Noroeste, Paraná, Política, Região
Programação de Natal em Umuarama começa nesta segunda
Há 2 meses
Em Umuarama
Cadê o dinheiro que "tava" aqui?
Oposição quer saber onde o prefeito Sorvos gastou as sobras da Câmara
Há 3 meses
Em Noroeste, Política, Região
Rápido e simples
Usuários da Zona Azul Digital podem consultar veículos no vagoonline.com.br
Há 3 meses
Em Umuarama
População sem dívida
Prefeitura de Umuarama dá mais prazo para contribuintes colocarem as contas em dia
Há 3 meses
Em Umuarama

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.