No Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Umuarama e o Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju), homenagearam a “melhor idade” com o 1º Fuzuê, uma ação que concentrou serviços dos órgãos da Divisão de Proteção Social Básica, atividades de lazer e prestação de serviços num único local.
No dia inteiro, os idosos tiveram atendimentos do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do Cadastro Único (CadÚnico) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI), além dos serviços do Ceju e uma variada programação cultural. O prefeito Fernando Scanavaca, a primeira-dama Lisbeth Pititto Scanavaca e secretários prestigiaram as atividades.

O 1º Fuzuê contou com apresentações artísticas, serviços de saúde e cidadania (vacinação, CadÚnico, carteirinha da pessoa idosa paranaense 65+, aferição de pressão arterial e glicemia), exposição e distribuição de plantas do horto medicinal da Universidade Paranaense (Unipar), exposição de artesanatos e oficina intergeracional.
Um recheado comes e bebes – coffee break – requintou ainda mais a confraternização. E na quadra esportiva do Ceju a turma do Jefinho do Esportes fechou a programação, animando o tradicional baile da terceira idade.

“O objetivo foi valorizar a pessoa idosa, incentivando o diálogo e interação entre diferentes gerações e a participação comunitária”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria Luísa Bertoco, agradecendo toda equipe envolvida no evento e especialmente ao apoio do prefeito para as causas sociais.
Scanavaca, que sempre faz questão de destacar a importância do convívio, dos vínculos e das atividades físicas para a saúde do corpo e da mente, anuncia que, em breve, a Secretaria de Saúde enviará semanalmente profissionais ao Ceju para avaliar e encaminhar idosos que necessitem de atenção médica.

Chá da tarde na Secretaria de Esportes
Já a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) realizou um super chá da tarde com show de prêmios. Foi no ginásio Mário Oncken. O projeto “Vida Ativa Melhor Idade” fez diversas atividades esportivas. “Esse projeto oferece atividades físicas regulares para a manutenção da saúde na melhor idade”, lembra o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima. Entre as práticas ofertadas nos 17 núcleos do projeto, estão caminhada e corrida leve, alongamentos e exercícios de flexibilidade. Além disso, oferece também a Unidade de Treinamento do Idoso, que prepara equipes para competições oficiais adaptadas à terceira idade.
O chá da tarde contou com participação exclusiva do público do projeto, sob a coordenação da professora Karina Moraes. O trabalho com os idosos na Smel é coordenado pela professora Fernanda Oliver.

