A Polícia Civil do Paraná, por intermédio da 17ª Delegacia Regional da Polícia de Cruzeiro do Oeste, realizou na tarde desta terça-feira (14), a apreensão de cigarros eletrônicos e cigarros de origem paraguaia em uma pastelaria situada na área central da cidade.
A ação decorre de inquérito policial instaurado para apurar a comercialização de produtos cujos componentes podem causar dependência física e psíquica a adolescentes, conduta tipificada no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê pena de detenção de dois a quatro anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave.
O responsável pelo estabelecimento (L.R.) de 54 anos foi autuado e conduzido à Delegacia de Polícia, sendo posteriormente encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, para que fosse analisada a prática do crime de contrabando, diante da competência federal.
Segundo o delegado Leonardo Queirós, titular da 17ª DRP de Cruzeiro do Oeste, que comandou a ação, a Polícia Civil reforça sua atuação de forma contínua no combate à venda irregular de produtos potencialmente nocivos à saúde e na proteção de crianças e adolescentes na Comarca de Cruzeiro do Oeste.
É proibido!
Em razão dos riscos à saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a venda, a importação, a propaganda, o transporte e o armazenamento de cigarros eletrônicos no Brasil, os conhecidos “vapes”. Veja aqui a resolução. (Com informações Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste)





