domingo, 28 de junho de 2026

Profissionais da saúde e estudantes fazem ações para combater a sífilis

Prevenções ocorrem o ano inteiro e se intensificam em outubro. É hora de chamar atenção para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
06/10/2025 11:33
Atualizado há 9 meses
Médico infectologista Ricardo Delfine Perci aborda o tema ISTs para estagiários do Ambulatório de Infectologia. Foto: José Anselmo Sabino / SECOM/PMU, em 3/10/2025
91
Antonio Castanha Filho
Da Redação, com Assessoria
contato@jornalcoluna.com.br

Comemorado em 19 de outubro, o Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita ganha uma série de ações realizadas pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama. O trabalho é direcionado a estudantes de enfermagem, acadêmicos de Medicina e profissionais de saúde.

De acordo com a assistente social Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, foram preparadas atividades não só sobre a sífilis, como também sobre a prevenção de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e da tuberculose. “Profissionais do Ambulatório apresentam orientações e capacitações para uma série de instituições de ensino”, conta.

 

Atividades

As capacitações foram iniciadas na última quarta-feira (1º) no Colégio Estadual Professora Hilda Kamal, com palestra sobre tuberculose apresentada aos alunos do curso Técnico em Enfermagem pelo médico clínico-geral Celso Gomes, com participação da psicóloga Lucinéia Ceolin e da estagiária de Psicologia Mariana Toesca.

Nesta sexta-feira (3) o médico infectologista Ricardo Delfine Perci abordou o tema ISTs para estagiários do Ambulatório de Infectologia e para acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar) e da UniAlfa. No próximo dia 9, quinta-feira, haverá outra capacitação sobre sífilis e ISTs para estagiários do curso de Técnico em Enfermagem do Hilda Kamal, com o médico Ricardo Perci e participação de Maria de Lourdes Gianini.

Para fechar a programação de atividades, no dia 24 de outubro, uma sexta-feira, será realizada a última das capacitações sobre o tema para acadêmicos dos 4º e 5º anos de Odontologia da Unipar, com conteúdo apresentado pelo médico Ricardo Perci em parceria com a psicóloga Lucinéia Ceolin. (Com informações www.umuarama.pr.gov.br)

Publicidade
Mais notícias
Em bom momento para negócios, Umuarama busca facilitar a vida de quem empreende
Há 1 dia
Em Umuarama
Marcos e Belutti fazem super show no aniversário de Umuarama
Há 2 dias
Em Umuarama
PF, PRF e PMPR agem juntas e apreendem 4,4 toneladas de maconha entre Terra Roxa e Francisco Alves
Há 3 dias
Em Noroeste, Oeste, Policial, Segurança Pública
PM apreende quase meia tonelada de maconha e causa prejuízo de mais de R$ 1 milhão ao crime organizado
Há 5 dias
Em Policial, Segurança Pública
Operações Faro e Protetor buscam manter a ordem em Alto Paraíso e Icaraíma
Há 5 dias
Em Policial, Região, Segurança Pública
De Umuarama para o mundo, projeto Restauração completa 25 anos, levando cura, esperança e fé
Há 3 semanas
Em Noroeste, Região, Umuarama

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.