quarta-feira, 24 de junho de 2026
Publicidade

Zona Azul Digital começa a funcionar na próxima segunda-feira

Para adaptação dos usuários, o estacionamento rotativo terá um período de 15 dias sem aplicação de multas ou advertências
17/10/2025 14:15
Atualizado há 8 meses
Estacionamento rotativo será fiscalizado por veículos equipados com câmeras e, quando necessário, notificado por meio de mensagem pelo aplicativo. Foto: José Anselmo Sabino - Secom/PMU
198
Da Assessoria
imprensa@umuarama.pr.gov.br

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) inicia na próxima segunda-feira (20), o novo sistema para utilização das vagas do estacionamento regulamentado na região central de Umuarama, a Zona Azul Digital. O prefeito Fernando Scanavaca fará o lançamento às 9h, no baixadão da avenida Paraná – em frente à loja de calçados Jorrovi –, junto com o secretário Valdecir Capelli (Sestram).

Para adaptação dos usuários, o estacionamento rotativo terá um período de 15 dias sem aplicação de multas ou advertências, a partir desta segunda. “É importante que a população comece a utilizar os QR codes nas placas, se familiarize com os totens (parquímetros) e, principalmente, com o aplicativo de celular da Zona Azul Digital, que será extremamente necessário para as comunicações com o sistema”, explicou Capelli.

 

Como é um período de adaptação é importante que as pessoas conheçam as formas de pagamento e as regras e principalmente o uso correto do aplicativo da Zona Azul Digital.

 

Prazo sem multas

O estacionamento regulamentado e pago é uma reivindicação antiga do comércio local e também de muitos consumidores, que encontram dificuldades para estacionar veículos na região central, no horário comercial. “Esse foi um dos desafios que assumimos nesta gestão: resolver o problema com um sistema moderno, resolutivo e uma cobrança justa. O preço inicia em R$ 1,00 (por 30 minutos) e não haverá cobrança para motos”, afirmou o prefeito Scanavaca.

O que o município propõe nesta fase inicial, são 15 dias sem multar nenhum usuário por estacionamento irregular, para que esses se familiarizem com o sistema. “Quem esquecer de ativar os créditos, exceder o tempo ou deixar de fazer o rodízio obrigatório (após duas horas) terá a infração ‘abonada’ nestas duas semanas. Não haverá multa nesse primeiro momento”, explicou o secretário da Sestram.

 

Além de instalar o aplicativo no celular, é fundamental que o usuário o configure para receber mensagens.

 

Atenção ao aplicativo

Como é um período de adaptação, é importante que as pessoas conheçam as formas de pagamento e as regras, que serão amplamente divulgadas, e principalmente o uso correto do aplicativo da Zona Azul Digital. Como não haverá monitores nas ruas, o usuário do estacionamento rotativo será ‘fiscalizado’ por veículos equipados com câmeras e, quando necessário, notificado por meio de mensagem pelo aplicativo.

“Não teremos colocação daquele aviso de irregularidade no para-brisa do carro ou TPU (Tarifa de Pós-Utilização), como era de costume. Toda a comunicação do órgão de trânsito com o usuário será pelo aplicativo. Se passou do tempo, se estacionou e esqueceu de ativar os créditos (pelo QR code, App ou parquímetro), o aviso de irregularidade será feito exclusivamente pelo aplicativo”, acrescentou Capelli.

Outro detalhe importante é que, além de instalar o aplicativo no celular, é fundamental que o usuário o configure para receber mensagens. Mesmo tendo o App instalado, se não autorizar o envio e recebimento de notificações o cidadão não saberá que cometeu infração de trânsito e futuramente receberá a multa em seu endereço.

“Mas a população pode ficar tranquila”, disse o prefeito. O aplicativo é de fácil utilização. “Além disso, faremos campanhas de orientação e distribuiremos impressos informativos sobre o sistema, o uso do App e tudo que o condutor de veículos precisa saber para usar bem a nossa Zona Azul Digital e aproveitar a rotatividade de vagas, que favorecerá em muito o nosso comércio”, completou Scanavaca.

 

 

Mais notícias
PM apreende quase meia tonelada de maconha e causa prejuízo de mais de R$ 1 milhão ao crime organizado
Há 19 horas
Em Policial, Segurança Pública
Operações Faro e Protetor buscam manter a ordem em Alto Paraíso e Icaraíma
Há 1 dia
Em Policial, Região, Segurança Pública
De Umuarama para o mundo, projeto Restauração completa 25 anos, levando cura, esperança e fé
Há 3 semanas
Em Noroeste, Região, Umuarama
CastraPet, Castra + Paraná 2 e Prefeitura de Umuarama unem forças pela causa animal
Há 3 semanas
Em Umuarama
Governador libera R$ 372 milhões a dez Municípios e Umuarama é contemplada com a maior fatia do bolo
Há 2 meses
Em Noroeste, Oeste, Paraná, Umuarama
Rodovias entre Toledo e Assis serão restauradas
Há 2 meses
Em Oeste, Região

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.